Romério Cunha/VPR

O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta quarta-feira (8) que o inquérito das fake news deveria “passar para a mão da Procuradoria-Geral da República” para “distencionar” a relação entre os poderes. Mas a PGR já participa dessa investigação. O inquérito das fake news investiga ataques às instituições democráticas e a disseminação organizada e deliberada de informações falsas para fragilizar a democracia.

O ministro responsável pelo inquérito é Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi alvo de ataques de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro durantes os atos com reivindicações golpistas da terça-feira (7). O inquérito das fake news transcorre como qualquer outra investigação sob relatoria de um ministro do STF: com a participação da Procuradoria-Geral da República e da Polícia Federal.

“Na minha visão, existe um tensionamento, principalmente entre o Judiciário e o Executivo. Eu tenho a ideia muito clara que o inquérito que é conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes não está correto. Juiz não pode conduzir inquérito. Eu acho que tudo se resolveria se o inquérito passasse para mão da PGR e acabou. Isso aí distensionaria todos os problemas”, disse Mourão. G1