O vice-presidente Hamilton Mourão declarou nesta segunda-feira (1º) que foi por decisão do presidente Jair Bolsonaro que o Palácio do Planalto divulgou um vídeo que nega o golpe de 1964, a partir do qual se instaurou uma ditadura militar no Brasil durante 21 anos.

Mourão, que está no exercício da Presidência em razão da viagem de Bolsonaro a Israel, foi questionado sobre o tema nesta segunda, durante uma entrevista a jornalistas na saída de seu gabinete.

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República informou no domingo que não sabia quem produziu e quem compartilhou o material, embora o vídeo tivesse sido enviado por um canal de comunicação do Planalto.

O vice-presidente foi questionado se considerou adequada a divulgação pelo Planalto do material no dia em que golpe de estado completou 55 anos. Respondeu inicialmente que, se foi divulgado pelo Planalto, era decisão do presidente.

Depois, ao ser confrontado com a informação de que a Secretaria de Comunicação dizia desconhecer quem havia determinado a divulgação, afirmou: “Também não sabe? Eu nem vi esse vídeo”.

O G1 questionou a assessoria de Mourão sobre a resposta do vice-presidente. Segundo a assessoria, Mourão “deduziu” que o vídeo foi distribuído pelo governo por decisão de Bolsonaro.

Após a afirmação de Mourão, o G1 também voltou a perguntar para a Secretaria de Comunicação da Presidência sobre a produção e a ordem para divulgação do vídeo. A Secom informou que o Palácio do Planalto “não irá se manifestar sobre o assunto”. Foto: Adnilton Farias/VPR