Foto: Divulgação

Com o objetivo de oferecer uma nova perspectiva de desenvolvimento econômico da Bahia por meio da participação feminina nos negócios, o Move Mulher Empreendedora entregou, hoje (14), o Plano Estratégico de Desenvolvimento Feminino, Inovação e Negócios para a Bahia. O evento, que contou com a participação dos pré-candidatos a governo e senado, ACM Neto (União) e Cacá Leão (PP), aconteceu no Espaço Mário Cravo, Casa do Comércio.

Construído com a formação de uma rede de 88 hubs, o documento traz um diagnóstico participativo do empreendedorismo feminino, após cerca de 70 reuniões e eventos. Foram 28 mil quilômetros rodados pela Bahia, em 12 meses, e 4 mil empreendedoras ouvidas nos 27 territórios de identidade. O Move Mulher Empreendedora, que é coordenado pela vereadora de Salvador Roberta Caires (PP), tem como objetivo principal incentivar mulheres a assumir postos de liderança nos negócios, na gestão pública e na política.

“Nos locais que visitamos percebemos que há um empobrecimento do empreendedorismo. Não há investimento por parte do governo nem estímulo e motivação para que as mulheres venham empreender. Hoje as mulheres empreendem muito mais por necessidade do que por vocação. Esse plano vem para colocar a mulher no protagonismo que ela merece no desenvolvimento feminino e econômico. Estamos buscando políticas públicas que de fato interessam e venham transformar a vida das mulheres”, disse Roberta Caires.

Líder das pesquisas para o governo da Bahia, ACM Neto, que é parceiro do movimento, discursou no evento e afirmou que se for o próximo governador da Bahia as mulheres terão papel fundamental no desenvolvimento econômico do Estado. Segundo o ex-prefeito de Salvador, o documento produzido pelo Move Mulher Empreendedora vai se transformar em políticas públicas que vão permitir que elas, mulheres, possam ter uma qualidade de vida muito melhor e com mais oportunidades para realizarem os seus sonhos.

“São propostas e ideias concretas para transformar o futuro do nosso estado a partir da participação das mulheres. É um documento com contribuição decisiva. Há uma visão de futuro do papel que a mulher pode ter, da força empreendedora da mulher e, principalmente, do que o estado pode fazer para garantir que as mulheres tenham mais oportunidades. Se Deus me der a oportunidade de ser o próximo governador as mulheres vão comandar a Bahia”, enfatizou Neto ao lembrar da necessidade de dar estímulo financeiro, linhas de crédito especiais e acesso à Tecnologia para que gerem emprego e renda.

Segundo dados mais recentes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Bahia representa 6% do total de empreendedoras do país, quase 500 mil empreendedoras, 57% delas são chefes de domicílio e 82% ganham até um salário mínimo. “É um plano importante que vai nos orientar bastante. Sempre digo que lugar de mulher é onde ela quiser. E é com esse intuito, de mostrar que a mulher é dona de si e pode fazer suas próprias escolhas, que percorro os quatro cantos da Bahia, ao lado de ACM Neto”, afirmou Cacá no evento que contou com a participação de empresários, líderes de entidades, sociedade civil e imprensa.Tribuna da Bahia