Inspirados pela exposição fotográfica “Rodas da Liberdade: Bora girar”, de Rui Rezende e George Bitencourt, um grupo de ciclistas passou a utilizar as redes sociais para criar uma mobilização espontânea em prol do uso da bicicleta como meio de transporte. A ideia é que nesta quinta-feira (7), as pessoas utilizem prioritariamente o veículo para se deslocar pela ruas de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano.

Sob liderança democrática, o grupo utiliza o WhatsApp para concentrar as mensagens enviadas a pessoas comuns com a seguinte provocação: “Dia 7 de novembro eu vou de bicicleta. Bora você também? (sic.)” “Nesse dia, teremos a oportunidade de mostrar para toda a sociedade santoantoniense o quanto é importante adotar a bicicleta como principal meio de transporte para realizar suas atividades de rotina”, expõe Léo Pena, membro do grupo SportBike SAJ e entusiasta do movimento.

A exposição

Iniciada no domingo (27/10), a exposição “Rodas da liberdade: bora girar!” discute os benefícios de pedalar, em contraponto ao excesso de automóveis nas cidades, bem como a escassez de espaços para ciclistas. A mostra tem ao todo 45 painéis de 1,30 m x 2 m e aproximadamente 60 fotografias e está aberta à visitação até 10 de novembro, na Praça Padre Matheus. Ao todo, há 117m² de material em exibição ao longo desses 15 dias.

Natural do município, o fotógrafo George Bitencourt se especializou em fotografia social e esportiva, e é adepto ao uso da bicicleta. A mostra a céu aberto tem histórias de pessoas como Jairo e Bruna, pai e filha, residentes da Joeirana, em Santo Antônio de Jesus. Diariamente, ele vai de bicicleta ao trabalho, no depósito da Mapron, localizado na BR-101. Os dois saem de casa juntos de bicicleta e ele deixa a jovem no emprego dela, no Mercadão da Avenida Juracy Magalhães.

Na volta, pega novamente a filha e vão para casa, percorrendo, no total, cerca de 10 km. Na exposição, George Bitencourt assina os registros feitos na cidade. Já as fotos de locais ao redor do mundo são de autoria de Rui Rezende. A curadoria é de Renata Rocha. Ela escolheu as fotos mostrando lugares onde pessoas com níveis socioeconômicos diferentes convivem harmonicamente nos espaços públicos com as suas bicicletas.