Foto : José Cruz/Agência Brasil

O subprocurador-Geral do Ministério Público (MP) junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Rocha Furtado, cobrou uma investigação de possíveis perdas provocadas pelas recentes declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes. A informação é do jornal Estado de S. Paulo. O membro do MP quer apurar a responsabilidade das falas de Guedes sobre a alta do dólar e o AI-5.

Em entrevista recente em Washington, o ministro mencionou o risco do Brasil passar por um novo AI-5 e que não estaria preocupado com a alta do dólar. Em representação encaminhada ao presidente do TCU, José Mucio Monteiro, o subprocurador pede a apuração das responsabilidades pelos consequentes prejuízos acarretados ao Tesouro Nacional e ao Banco Central.

Furtado declarou que, diante de “fortes indícios” de que há responsabilidade direta entre a fala de Guedes e a alta do dólar, cumpre ao Tribunal apurar as consequências dessa circunstância, quantificar os possíveis prejuízos. O subprocurador destaca que os prejuízos decorrentes do impacto direto das declarações do ministro no mercado são de dois tipos:

Causar prejuízos diretos ao Tesouro e BC, devido ao aumento extraordinário do dólar, e também à imagem do Brasil perante os agentes do mercado nacional e internacional, com desincentivo a investimentos e abalos na economia, ante o cenário de instabilidade institucional, no caso da fala sobre o AI-5.