Entre uma visita ou outra de advogados, o ex-presidente Lula recebe o apoio de familiares. Mas na pequena cela de 15 metros equipada com uma cama de solteiro, armário, mesa e uma esteira para de corrida, Lula também tem aplacado a solidão do cárcere conversando com Rosângela da Silva , agora apontada como sua suposta namorada desde que o ex-ministro Luiz Carlos Bresser Pereira revelou que o petista não só está apaixonado , mas disposto a casar de novo.

Rosângela já atravessou os corredores da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba cinco vezes desde que o ex-presidente passou a ocupar a sala improvisada como cela desde 7 de abril, quando foi condenado no caso do tríplex. Ela nunca foi sozinha, segundo quem acompanha o entra e sai no prédio. Assim como quando Lula recebe a visita de Fernando Haddad ou de um de seus filhos, a porta da cela fica sempre aberta. “Alguém pode entrar a qualquer hora, sem aviso prévio”, diz uma pessoa que acompanha a rotina do ex-presidente.

Aos 40 anos de idade, Rosângela dá expediente há 16 anos no departamento de projetos sociais da Itaipu Nacional . Paulista, se divide entre Foz do Iguaçu, onde trabalha, e Curitiba, onde vive. E é quando vai à capital paranaense que aproveita para visitar o ex-presidente, viúvo desde 3 de fevereiro de 2017 com a morte de dona Marisa Letícia , aos 66 anos de idade.

Em entrevista concedida em abril de 2019 a “Folha de S. Paulo” e “El País”, o ex-presidente chegou a fazer uma declaração que, agora, parece fazer mais sentido em relação à sua vida amorosa. “Vocês acham que eu não gostaria de estar em casa? Adoraria estar em casa com a minha mulher, adoraria estar em casa com meus filhos…”.

Segundo relatou o ex-ministro Bresser Pereira, Lula está apaixonado, inclusive, pensa em se casar. Quem já presenciou a visita de Rosângela a Lula na prisão garante que, se há clima de romance, os dois são discretos durante o pouco tempo que passam juntos. Lula e Rosângela se conhecem há quase 20 anos, desde a época em que o petista liderava as caravanas do PT , viajando de norte a sul do país. A relação era de amizade, até então, segundo interlocutores.

Discreta, Rosângela atua principalmente na área de sociologia e ciências sociais. Em uma rede social, diz já ter dado aula dessas disciplinas nos cursos de Administração, Economia, Ciências Contábeis e Engenharia. Também aparece como professora para alunos do Ensino Médio, não só em Sociologia, mas também História. Ativa nas redes sociais, Rosângela também usa a internet para demonstrar apoio político ao ex-presidente, de quem pede liberdade. Num momento mais pessoal, como revelou o colunista de ÉPOCA Guilherme Amado , ela posou abaixo de uma lua cheia e escreveu: “O amor nos aproxima, e a lua sobre nós”. Informações da Época Globo