Mãe Stella foi enterrada neste sábado (29), no cemitério Jardim da Saudade. O corpo da ialorixá, uma das mais importantes do país, foi levado para o local após um cortejo que saiu da Terreiro Ilê Opô Ajonjá, em São Gonçalo do Retiro pelas ruas do bairro. Ao chegar no cemitério, o corpo de Mãe Stella foi levado para uma das capelas, mas ficou pouco tempo, que foi tomado pelos amigos, familiares e admiradores da religiosa.

 

Logo depois, foi iniciada a cerimônia de sepultamento. A ialorixá foi enterrada ao som dos atabaques e dos cânticos tradicionais do candomblé. Após baixar o caixão, dezenas de flores foram jogadas e uma tábua de madeira foi colocada sobre elas. Em seguida, filhos e filhas de santo se abraçaram em um momento de silêncio absoluto, em respeito à memória de Mãe Stella.

 

Antes de deixarem o local, eles acenderam uma vela ao lado do jazigo. A ialorixá seria sepultada na cidade de Nazaré, no recôncavo da Bahia, mas o enterro foi transferido para a capital baiana após decisão da Justiça. A ação judicial foi motivada por um impasse entre a companheira de Mãe Stella, Graziela Dhomini, e filhos de santo do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, fundado pela família da líder religiosa. Graziela não quiz participar do enterro.

Multidão acompanhou o enterro de Mãe Stella de Oxóssi, em Salvador — Foto: Phael Fernandes/ G1