Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O juiz eleitoral no município de Mutuípe, Matheus Martins Moitinho, quer proibir carreatas barulhentas e o uso de paredões de som que ultrapassem o limite de barulho permitido. Na última terça-feira (27), o juiz se reuniu com outras autoridades para pedir que motos com escapamentos barulhentos sejam retiradas de circulação no município que fica no Vale do Jiquiriçá.

Nas últimas três semanas, eventos políticos fizeram carreatas e, infelizmente, motociclistas fizeram manobras perigosas nas ruas e tiraram os escapamentos das motos para fazer mais barulho. O juiz Moitinho mandou combater essas práticas e apreender os equipamentos das pessoas que causam poluição sonora e perturbam o sossego. O site apurou que ainda não há proibição sobre o uso de foguetes. O comandante da Polícia Militar vai se reunir com os representantes dos candidatos para passar as regras decididas pela Justiça.

O Conselho Nacional de Trânsito diz que o barulho feito pelo escapamento de um veículo não pode passar de 99 decibéis a uma distância de 7 metros. Veículos com escapamentos modificados, alterados ou sem escapamento podem receber multa, pontos na carteira e outras punições. O motorista pode levar uma multa de natureza grave, com 5 pontos na CNH, e a moto pode ser apreendida até a situação ser regularizada. A multa é de R$ 195,23. Também não é permitido o uso de escapamentos sem catalisador ou que tenham as saídas de ar viradas para cima.