Foto: João Ramos/Bahiatursa

A Chapada Diamantina foi escolhida como segundo melhor destino do Brasil no Prêmio Melhores Destinos 2023/2024. Essa não é a primeira vez que a rota turística baiana figura entre os campeões. A Chapada, que nos últimos dois anos levou o prêmio de melhor destino nacional, neste ano ficou com o segundo lugar, com nota 8,87. Apesar de ter perdido a primeira colocação, o destino baiano segue entre os melhores do Brasil e, na avaliação do site de viagens, se firma com um incrível roteiro para quem ama a natureza.

Os destinos foram avaliados pelo custo-benefício, atrações e gastronomia. O destino baiano foi bem em todos os quesitos da pesquisa, mas vale destacar a nota 9,19 para as incríveis atrações que tanto encantam os amantes de ecoturismo. Depois veio a gastronomia com 8,77 e, por último, o custo-benefício, com 8,67.

Dessa vez, o primeiro lugar ficou com a cidade de Pomerode, que após aparecer algumas vezes no top 10, garantiu, o prêmio pela primeira vez. O charmoso destino catarinense alcançou a nota final de 9,27. O terceiro lugar ficou com João Pessoa, que já vinha se destacando nos prêmios anteriores e agora subiu três posições. A capital paraibana encanta os turistas com belas praias e um bom custo-benefício, o que sempre rende uma ótima viagem.

Neste ano, foram mais de 26 mil votos que elegeram o TOP 10 destinos nacionais. Esta é a premiação de turismo com o maior número de participantes do Brasil. Foram 89 destinos citados na pesquisa e a disputa pelo título de Melhor Destino do Brasil em 2023/2024 foi muito acirrada. Os vencedores foram definidos por diferenças mínimas. Além dos três primeiros colocados, outros destinos se destacaram na votação do Prêmio MD. Entre os dez melhores destinos nacionais estão ainda Gramado, Curitiba, Tiradentes, Bento Gonçalves, Ouro Preto, Canela e Foz do Iguaçu.

O Melhores Destinos define a Chapada Diamantina com um destino cercado por cenários naturais impressionantes e repleto de experiências incríveis. Além disso, aponta a região como um paraíso para os fãs do ecoturismo e do turismo de aventura. A região, de onde faz parte o Parque Nacional da Chapada Diamantina, oferece atrações e atividades capazes de manter facilmente o viajante ocupado por um mês. Só de cachoeiras são mais de 360 catalogadas. Praticamente uma cachoeira por dia do ano.

“Claro que ir a todas elas será tarefa impossível, sendo assim, comece pelas mais famosas. E como se não bastassem as belezas naturais, a Chapada Diamantina ainda encanta com lindas cidades históricas, gastronomia bem elaborada e um povo muito hospitaleiro”, afirma. Correio da Bahia