EC Bahia

Ao passar em branco na derrota por 3 a 2 contra o Corinthians, na última quarta-feira, Gilberto completou 12 partidas sem balançar as redes pelo Bahia. Contabilizando apenas a partir do momento em que as competições de futebol foram retomadas no Brasil, já são dez jogos sem marcar um gol sequer. É um longo jejum para o artilheiro tricolor no ano, mas os números mostram que ele não deixou de tentar.

Dentre todos os jogadores que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, Gilberto é o 18º que mais finaliza. São 18 arremates em nove jogos, o que dá uma média de dois por partida. No Bahia, o artilheiro tricolor só fica atrás de Élber, que finalizou 22 vezes em dez partidas, uma média de 2,2 por jogo, o que o torna o 8º principal finalizador da competição.

O único gol foi anotado diante do Flamengo. Rodriguinho, 3º principal finalizador do Bahia, tem o melhor aproveitamento: três gols anotados em 16 finalizações. O maior finalizador do campeonato é Gabriel Barbosa, o Gabigol, com 34 arremates em 9 jogos. Ele já soma cinco gols. Os números mostram que, embora esteja em má fase, Gilberto não se eximiu da responsabilidade e continua tentando.