Foto: Alan Santos/PR

Após as recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro (PL) pela neutralidade do Brasil diante da invasão russa à Ucrânia, a embaixadora ucraniana na ONU, Yevheniia Filipenko, afirmou que esta guerra coloca em risco a segurança global e defendeu que chegou o momento de governos se posicionarem.

“Não há espaço para neutralidade na situação atual. Todos precisamos nos levantar para defender nossos princípios básicos. Eles garantem a todos os países sua soberania, integridade territorial e existência”, disse ela ao ser questionada pelo jornalista Jamil Chade, do UOL. “Só há espaço para ação, para colocar fim às agressões e colocar um fim aos ataques”, acrescentou.

No domingo (27), ao defender a neutralidade do Brasil, o presidente falou em cautela e destacou as relações comerciais com a Rússia. Para Filipenko, no entanto, é chegada a hora dos países “tomarem a decisão de ficar do lado certo da história”. Sobre a relação entre o presidente brasileiro e o líder russo Vladimir Putin ela avaliou que “nesse momento, as relações bilaterais não interessam. O que importa é a resposta conjunta diante das violações”.