Morreu na tarde deste último sábado (13), aos 74 anos, em Salvador, Raimundo Bispo dos Santos, conhecido como Mestre King, precursor da dança afro na Bahia e no Brasil. Professor e coreógrafo, ele foi o primeiro homem a se graduar em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) segundo informações do G1.

 

Segundo informações da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Mestre King sofria de insuficiência renal e faleceu em casa, onde estava na companhia de familiares. Durante a manhã deste domingo (14), amigos e parentes participam do velório, que é realizado na sede da Fundação Cultural do Estado no Pelourinho.

 

Mestre King teve o corpo cremado em cerimônia reservada aos familiares no Cemitério Jardim da Saudade, na tarde deste domingo (14). No mês da Consciência Negra, em 2017, a Fundação Cultural homenageou o Mestre por seu legado à dança e às artes. Na programação do Novembro das Artes Negras, Mestre King ganhou uma sala com seu nome na sede da Fundação Cultural, onde ocorreu toda a programação comemorativa.

 

Mestre King também inaugurou, junto à Escola de Dança da Funceb, o AGÔ – Núcleo de Pesquisa em Dança Afro, pioneiro no gênero segund informações do G1.

 

O coreógrafo foi ainda tema do documentário “Raimundos: Mestre King e as Figuras Masculinas da Dança na Bahia”, que apresenta um pouco do legado deixado pelo Mestre, que revolucionou a prática e o ensino da dança contemporânea, sendo responsável pela formação dos principais nomes da dança afro na Bahia. Mestre King nasceu em Santa Inês (BA), no dia 12 de outubro de 1943. Ele deixa dois filhos.