A tradicional Feira de Caxixis que aconteceu durante a Semana Santa no município de Nazaré, foi mais uma vez um sucesso de público no recôncavo baiano e se consagra como o melhor evento que reúne música e artesanato. O fluxo de visitantes diário, em média, foi de mais de cinco mil visitantes por dia segundo informações da Prefeitura Municipal. Com mais de três séculos de existência, sendo uma das mais antigas do país, a feira movimenta o comércio da região e impulsiona a cadeia produtiva do turismo durante o período, como meios de hospedagem, bares e restaurantes. A venda de produtos nesta época compara-se a datas como Natal e Dia das Mães.

 

A Feira de Caxixis neste ano atraiu gente de vários lugares do estado, do Brasil e do exterior, o que é bom para o comércio em geral. Quem também prestigia a festa são os políticos da região. A mostra de caxixis (miniaturas de objetos em barro) ficou exposto no centro da cidade, nas praças dos Táxis e Alexandre Bittencourt. Peças em couro, madeira, sementes, além de moringas, potes, cofres em forma de porquinhos, jarras, purrões, objetos decorativos e utilitários estiveram à venda durante os quatros dias da Feira que teve cerca de 300 barracas.

 

A maioria dos objetos que estiveram nas exposições para venda foram produzidas nas olarias de Maragogipinho, distrito do município vizinho, Aratuípe. Além do artesanato, a Prefeitura de Nazaré investe também em atrações a nível nacional e estadual sem deixar de valorizar os artistas da terra. Na Arena Caxixis, a programação musical ficou por conta da cantora Yasmin Santos, Gabriel Diniz, Lincoln e Duas Medidas, Dayane Felix, Diego Moraes, Daniel Vieira, Olodum, Nenho, Denny Denan, Sem Retoque, Lá Furia, Parangolé e Bandana. Essas atrações se apresentaram entre sexta-feira (18) e domingo (21). Foram três de festa com muita alegria, diversão e sem registros de violência.