índices de ocorrências policiais na Feira de Caxixis 2019 realizado em Nazaré, no recôncavo baiano, tem redução comparada a 2018. A informação é do 14º Batalhão de Polícia Militar, em Santo Antônio de Jesus. O Batalhão confederou esforços com 99 e 27 CIPM, GRAER, motociclistas Asa Branca, Polícia montada de Feira de Santana, BPRV e CIPE Litoral Norte para efetivar o policiamento no evento.

Com reforço ao patrulhamento diário, passando pelas barreiras de transito e portais de abordagem, até as abordagens a pessoas no ambiente da festa. Nos três dias de evento que atraiu em média 55 mil pessoas ao local da festa, apenas uma prisão foi efetuada por porte e droga, um desacato, duas lesão corporal e oito vias de fato.

No geral, foram 12 ocorrências. Já no ano passado 38, uma redução de 68%, o que demonstra a importância das abordagens a veículo e pessoas em situações suspeitas e eficácia dos portais de abordagem. Embasado na legislação vigente, que visa prevenir acidentes, o 14º Batalhão coibiu o uso e sobrevoo de drone no perímetro do evento.

Os identificados com os aparelhos foram devidamente orientados, quanto à impossibilidade de realizarem o sobrevoo no evento sem autorização legal e que os aparelhos estariam passíveis apreensão e os responsáveis de apresentação na delegacia local para registro de TCO.

Como não dispunham, recuaram no intuito, acatando as recomendações. Tais atuações preventivas e repressivas, com reforço no policiamento, possibilitaram ao folião usufruir da festividade, ao som das diversas atrações e ritmos, com tranquilidade e segurança.