O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Nelson Leal (PP), disse que o sistema de certificação digital – com a assinatura eletrônica dos parlamentares – e a realização das votações em plenário por reconhecimento facial, pelo celular, computador ou tablet, apresentado nesta última quarta-feira (12), pelo ex-deputado Bira Corôa, titular da Superintendência Parlamentar da Assembleia Legislativa, vão proporcionar uma economia anual de R$ 1 milhão com papel, tinta para impressoras e manutenção desses equipamentos.

“A pandemia só fez acelerar o processo de digitalização total da ALBA, que já havíamos iniciado. Nós mesmos inauguramos o processo de certificação digital do gabinete da Presidência, assinando eletronicamente, com um único comando, mais de 200 processos digitais que, em papel, necessitariam de 200 despachos e 200 assinaturas. São sistemas absolutamente seguros, pioneiros em casas legislativas do Brasil, e que garantirão agilidade na ação parlamentar”, destacou o chefe do Legislativo estadual.

De acordo com o presidente, as próximas sessões legislativas serão mistas, permitindo tanto a votação presencial como a remota. “O ‘novo normal’ será ainda um longo período de transição justamente para que tenhamos segurança contra a Covid-19. Vamos realizar o treinamento da votação eletrônica dos deputados em três turmas. As sessões voltarão a ser realizadas no plenário da ALBA, mas será permitido também o voto através da Internet – pelo celular, tablet ou computador”, explica Leal.