O número de diaristas, pessoas que não têm vínculo empregatício e trabalham até duas vezes por semana na mesma casa, cresceu quase 19,1%, em Salvador e região metropolitana.

Os dados, divulgados na quarta-feira (24), são do boletim anual da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Segundo o órgão, o crescimento no número de diaristas é referente ao comparativo entre 2017 e 2018. Entretanto, a pesquisa ainda traz dados analisados desde 1997 até 2018.

Com o aumento da procura da atividade doméstica sem vínculo empregatício, as empresas que oferecem o serviço estão em busca para levar o mundo digital às relações pessoais de contratação dos serviços domésticos.

Com isso, essas empresas contam com aplicativos que além de facilitar a contratação de diaristas, permitem que os trabalhadores façam o próprio cadastro no aplicativo.

Algumas dessas ferramentas oferecem serviços de faxinas, por exemplo, a partir de R$ 74. Além disso, os interessados podem visualizar o perfil das candidatas disponíveis. [Confira no final da matéria a lista com sites e aplicativos com o serviço].

Veja outros dados da pesquisa sobre emprego doméstico:

  • Em 2012, 46,9% das trabalhadoras domesticas tinham entre 40 e 59 anos. Em 2018 esse índice subiu para 60,3%.
  • EM 2018, 110 mil mulheres trabalhavam no setor doméstico, como mensalistas ou diaristas. Entretanto a percentagem de mensalistas, caiu de 49,3% para 45,8%.
  • 85% destas 26 mil diaristas não contribuem com a Previdência Social.
  • Em 2018, 110 mil mulheres estavam ocupadas no serviço doméstico (emprega doméstica e diarista), ou seja, 15,9% do total de mulheres no mercado de trabalho. das 110 mil mulheres, 60,3% tem entre 4, e 59 anos.

Lista de app e sites que oferecem o serviço para contratação de diaristas:

Me Ajuda Limpeza – Interessados devem fazer o cadastro no aplicativo ou no site, definir dia e tempo de trabalho (4h e 8h) e ver o perfil dos candidatos. Após a conclusão do serviço, ainda é possível avaliar a profissional e concluir com o pagamento, através de cartão de crédito.

GetNinjas – No aplicativo ou no site, o contratante pode solicitar orçamento e ainda filtrar a busca ao especificar que tipo de profissional precisa, prazo do serviço e informações adicionais.

Diaríssima – Nesse aplicativo, os interessados também podem solicitar orçamento, filtrar a busca e o prazo do serviço do contrato.

Maria Brasileira – No site, os interessados devem informar dados iniciais como e-mail e endereço, em seguida, as horas e valor do serviço são fornecidos. Por fim, o pagamento deve ser feito. Informações do G1 Foto: Bárbara Almeida/G1