Foto: Celene Reis

No Direto da Redação do Portal Infosaj/TV Recôncavo desta quarta-feira 01 de junho o apresentador Gildásio Cavalcante escolheu como tema a Violência: A violência urbana é caracterizada pela desobediência à lei, vandalismo aos bens públicos e atentado à vida no âmbito das cidades.

Esse tipo de violência origina-se na infraestrutura precária, exclusão socioeconômica, desemprego ou oferta de emprego de baixa qualidade.

No entanto, podemos destacar alguns pontos comuns que favorecem o aumento da violência como a desigualdade social, a invisibilidade, o tráfico de drogas entre outros.

Outro fato que contribui para os altos índices de violência está na invisibilidade dos moradores da cidade. Ao contrário da zona rural, as pessoas no centro urbano estão próximas fisicamente, porém distantes em termos de relações sociais.

Outro assunto que mereceu destaque foi o caso Genivaldo que foi morto em uma espécie de “câmara de gás” improvisada por policiais no porta-malas de uma viatura, após ser abordado no último dia 25 por estar sem capacete. Nos últimos 11 anos, a prática do uso abusivo de gases lacrimogênio e de pimenta por agentes de segurança pública foi registrada ao menos 24 vezes em 10 estados (AM, PA, SC, RS, SP, BA, MT, MG, GO e AL), mais o Distrito Federal.

Gildásio também comentou sobre um jovem identificado pelo prenome Wemerson, vítima de um disparo de arma de fogo,  sendo atingido no rosto, o fato aconteceu em uma determinada Rua no bairro São Benedito, em Santo Antônio de Jesus. Ainda não há motivação sobre as circunstâncias do ocorrido, mas as informações preliminares destacam a possibilidade de ter sido um disparo acidental. Por fim o apresentador cobrou das autoridades competentes um planejamento de segurança das autoridades para as pessoas que desejam curtir as festas juninas no Recôncavo.

Assista o Direto da Redação desta quarta-feira 01 de junho com o apresentador Gildásio Cavalcante