A atriz Susana Vieira retorna a televisão integrando o elenco da nova novela “Éramos Seis”. A participação da veterana na trama das 18h é a primeira logo após ter tornado pública a informação de que há alguns anos passa por tratamento contra uma leucemia linfocítica crônica. Em entrevista ao UOL, Vieira contou que a doença que possui é incurável, mas não o suficiente para impedir dar continuidade ao seu trabalho na TV.

“Quando descobri que estava com leucemia, descobri também que não existe cura para o tipo de leucemia que eu tenho. Ela é crônica. Vou conviver com essa doença pelo resto da minha vida. Foi o que mais me assustou, porque eu me perguntei como trabalharia fraca daquela maneira. Além disso, naquele momento, descobri também uma anemia hemolítica autoimune e não podia fazer transfusão de sangue. Minha preocupação era o trabalho, pois é o que mais amo fazer”, declarou.

Para ela, o período pelo qual ficou afastada lhe trouxe vantagens, mas ao mesmo tempo Susana percebia que a doença não poderia afetar um dos seus principais propósitos. Com o desejo de retornar às novelas, a veterana decidiu entrar em contato com pessoas do núcleo dramatúrgico da Globo a fim de conseguir um novo trabalho.

“Lembrei que estava havia 50 anos sem parar de trabalhar. Depois de um ano, melhorei e vi tudo sob controle. Minha doença é controlada. Fiquei com vontade de trabalhar, liguei para o Silvio [de Abreu, diretor geral de dramaturgia da Globo] e falei que queria voltar. Ele procurou algo bom para mim e veio esse papel maravilhoso. Uma novela das seis, com o Carlos Araújo [diretor da trama]. Estou muito feliz! Agradeço muito por eu não ter desistido de viver, não ter desistido de nada”, comemora.

Em “Éramos Seis”, trama que chega a sua quarta versão e terceiro remake, Susana Vieira vai interpretar tia Emília, uma personagem cheia de preconceitos e prepotências, mas que a própria artista não considera como vilã. O papel, segundo ela, foi recebido com honra, já que na última versão coube a Nathalia Timberg a interpretação. Para Vieira, a atriz que atualmente integra “A Dona do Pedaço” é uma das suas grandes inspirações.

“Eu me sinto profundamente orgulhosa por interpretar um papel que foi dado à Nathalia Timberg anteriormente. Nathalia, Laura Cardoso e Marília Pêra são as grandes professoras que tive, embora Marília e eu tivéssemos a mesma idade. Aprendi muito com as três, e Nathália sempre foi uma referência para mim. Quando Silvio de Abreu me convidou para esse papel e disse que, além de contracenar com Glorinha Pires eu faria uma personagem vivida antes por Nathalia, fiquei muito feliz. E tenho certeza de que farei com que todo o mundo veja essa Emília com os mesmos olhos de admiração e de encantamento de antes”, finalizou.