A noiva do ex-presidente Lula, a socióloga Rosangela da Silva, comemorou a decisão do STF que colocou de lado a regra da prisão em segunda instância e que pode beneficiar o petista. Na rede social ela escreveu: “Amanhã vou te buscar! Me espera”, referindo-se a esta sexta-feira (8), quando a defesa de Lula vai solicitar à juíza de execução penal a liberação dele. O casal já afirmou que vai se casar assim que a soltura acontecer.

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quinta-feira a possibilidade de iniciar a execução da pena de prisão após condenação em segunda instância, na maior derrota que a corte impôs à operação Lava Jato nos seus cinco anos e que deve levar à liberdade o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Coube ao presidente do STF, Dias Toffoli, o voto de desempate no julgamento finalizado nesta quinta, ao se posicionar a favor da execução da pena somente após esgotados todos os recursos cabíveis, o chamado trânsito em julgado. Em nota divulgada minutos após a decisão do Supremo, a defesa de Lula anunciou que pedirá, já na sexta-feira, a liberdade imediata do petista com base no novo entendimento da corte.