Há pouco mais de três semanas o Bahia Notícias fez um levantamento que apontava um fato positivo em que 13 municípios baianos completavam 100 dias sem registrar nenhum caso da Covid-19. No entanto, com a crescente de contaminações, não apenas na Bahia, mas em todo o país, demorou pouco para este cenário mudar. Agora, de acordo com os números do boletim epidemiológico da Sesab, uma nova onda de casos volta a atingir cidades antes ‘livres’ da doença.

Em 4 de janeiro as cidades de Caturama, Jaguaripe, Contendas do Sincorá, Marcionílio Souza, Boninal, Tapiramutá, Nova Ibiá, Apuarema, Ipupiara, Ibiquera, Gentio do Ouro, Muniz Ferreira e Lagoa Real tinham zero casos de Covid-19 há mais de 100 dias. Todavia, de acordo com os dados emitidos pela Sesab nesta última quarta-feira (26), o cenário mudou. Desta lista, dez cidades estão com casos ativos da doença.

O município que lidera a lista de casos ativos é Jaguaripe, no Baixo Sul. A cidade está com 61 casos ativos da doença e há zero dias desde a confirmação do último caso. Em seguida vem Boninal, com 29 casos ativos e Lagoa Real, com 22 casos ativos. Todas com novos registros nesta última terça-feira (25). O município de Gentio do Ouro conta com 15 casos ativos. Apuarema e Contendas do Sincorá estão com quatro casos ativos, cada.

Já os municípios de Nova Ibiá e Muniz Ferreira confirmaram três contaminados pela Covid-19, cada. Os municípios de Ibiquera e Tapiramutá estão com um caso ativo. De acordo com os dados do boletim epidemiológico emitido pela Sesab nesta terça-feira (25), das 13 cidades listadas em quatro de janeiro, apenas três seguem sem registrar casos da Covid-19. São elas: Marcionílio Souza, Caturama e Ipupiara. (BN)