Um novo ferry-boat deverá ser acrescentado à frota do modal pela Secretaria da Fazenda do Estado (Seinfra) até o final deste ano, por meio da Internacional Travessias, concessionária do sistema de travessia marítima entre Salvador e a Ilha de Itaparica. Os estudos para a nova aquisição estão sendo finalizados pela Seinfra.

 

De acordo com a Seinfra, a embarcação terá modelo semelhante aos ferries mais recentes, o Dorival Caymmi e o Zumbi dos Palmares, que transportam 1,2 mil passageiros cada e 174 e 162 veículos respectivamente. O sistema passará também por outra intervenção, que deve ficar pronta antes do novo ferry chegar.

 

Com a nova embarcação, a frota passará a ter 10 ferries. A gaveta de atracação “A”, do Terminal São Joaquim, em Salvador, e a “B”, do Terminal Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, passarão por obras de requalificação e modernização da infraestrutura. O objetivo é permitir que as gavetas sejam adaptadas aos variados tipos de embarcação da frota, de forma que qualquer modelo de ferry possa se encaixar em qualquer gaveta.

 

“As intervenções vão tornar mais eficiente o sistema operacional, e trará melhorias nas condições de acessibilidade e qualidade dos serviços ofertados”, afirma a Seinfra ao Bahia Notícias. Não haverá interrupções do serviço durante a obra, que está prevista para começar em março e durar 8 meses.

 

O aviso de licitação da reforma foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta segunda-feira (8) e a abertura das propostas da concorrência (por critério de menor preço) será realizada no dia 19 de fevereiro, às 14h30.

 

Com a nova embarcação, a frota passará a ter 10 ferries, sendo cinco do modelo mais antigo (Pinheiro, Agenor Gordilho, Rio Paraguaçu, Maria Bethânia e Juracy Magalhães); dois do modelo intermediário, que começaram a operar em 2014 (Ivete Sangalo e Ana Nery); e três do modelo mais recente.