Brigadistas voluntários identificaram quatro novos focos de incêndio em Mucugê, na região da Chapada Diamantina, no último fim de semana. Em um dos casos, a área de mata atingida pelo fogo fica perto da base do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no município.

Há chamadas também no topo da Serra do Sincorá, área considerada de difícil acesso e é possível notar fumaça densa de várias partes da Chapada Diamantina. Não foi calculada a área atingida pelas chamas.

Esquadrões de várias regiões da região atuam no combate ao fogo, inclusive com uso de aeronaves. Não há previsão de chuva para os próximos dias, o que piora a situação, já que o tempo seco e ventos fortes favorecem o surgimento de novos focos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, militares atuam em pelo menos 11 cidades, nas regiões oeste e norte da Bahia, onde há mais casos de incêndio em vegetação. São elas: Macaúbas, Uibaí, Iraquara, Lençóis, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Riachão das Neves, Barra, Ibotirama, Formosa do Rio Preto e Aroeiras-BA. G1