Foto: Agência Brasil

Se comparado com o primeiro trimestre de 2018, o Brasil registrou uma queda de 24% no número de mortes violentas nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2019. O resultado foi extraído do índice nacional de homicídios, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Criado pelo G1, o levantamento aponta que houve 10.324 mortes violentas neste período de 2019, 3,2 mil a menos do que no ano passado. Esse resultado desconsidera apenas o Paraná, pois o governo estadual informou que os dados ainda estão sendo tabulados para posterior divulgação.

Portanto, a fim de fazer uma comparação justa, o portal desconsiderou tanto a média de 2019 quanto de 2018 do estado. Além disso, outros dados destacados pelo levantamento indicam que a redução ocorreu em todos os estados da Federação, sendo o Ceará o que registrou a maior queda — foram 691 vítimas a menos.

Mas Amapá, Sergipe e Rio Grande do norte também tiveram redução superior a 30%. Na outra ponta, o estado que teve a menor queda foi Mato Grosso do Sul, de 3%. Outras unidades com queda de até 10% foram o Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Goiás e São Paulo.