O administrador de empresas, José Estevão, anunciou ontem que é pré-candidato a governador da Bahia e abriu uma fissura no partido, que já tinha sinalizado apoio ao pré-candidato ACM Neto (União Brasil).

“Nós não somos contra ACM Neto. Nós somos a favor de um programa de governo do trabalhismo, que ACM Neto não é. E a aliança (com ACM Neto) não pode ser contra. Toda a aliança tem que ser programática. Esse programa de governo dele diverge nas ideias que nós temos do trabalhismo. O UB não traz essa ideia da doutrina do trabalhismo. Não é o pensamento de um partido tradicional do trabalhismo. (O União Brasil) é um partido de ideia de direita, voltado ao mercado, a gente (do PDT) tem a ideia de um estado interventor moderado”, declarou Estevão, em entrevista à Tribuna.

José Estevão disse que o presidente do PDT na Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Júnior, foi avisado sobre sua pretensão de disputar o Palácio de Ondina nas eleições deste ano. “Ciente ele está, mas um partido não é uma relação harmoniosa. Ele tem outros interesses, mas ele não pode se pronunciar antes da convenção. O interesse dele é de uma aliança com ACM Neto. É coadjuvar a eleição de ACM Neto. O que não é o nosso caso. Ele tem que respeitar o momento da convenção. Ele tem toda a resistência”, disse Estevão.

Procurada pela reportagem, o presidente do PDT baiano minimizou a postura do correligionário. “Qualquer pessoa pode querer ser candidato a presidente da República, governador, senador, deputado federal ou estadual nestas eleições, desde que seja filiado ao partido e tenha domicílio local, o José Estêvão também pode. Não conheço ele pessoalmente, mas tem muita gente querendo ser, tem outro que se lançou pré-candidato a governador também”, disse Félix.

Discussão

Depois de um fim de semana de atividades em Juazeiro, Senhor do Bonfim e Medeiros Neto, a campanha do pré-candidato ao governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), realizou ontem mais uma reunião preparatória do Programa de Governo Participativo (PGP) da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

O Programa de Governo Participativo aconteceu desta vez na capital baiana, no Clube 2004, localizado na Octávio Mangabeira, no bairro de Armação. Além de Jerônimo, também participam do ato os pré-candidatos a vice-governador, Geraldo Júnior (MDB), e a senador, Otto Alencar (PSD). Tribuna da Bahia