“O mundo escolheu Salvador”. Se você olhar ao redor não vai demorar a perceber que o slogan do Carnaval é, de fato, bem verdade. Com a chegada da folia, surgem também turistas vindos dos quatro cantos do Brasil e do mundo. A expectativa é que a ocupação dos hotéis em Salvador supere os números de 2018 no período.

“Ano passado tivemos, em média, 97% de ocupação nos hotéis. Queremos  superar esse número e chegar até os 100%”, declara o presidente da seccional baiana da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), Glicério Lemos. Para ele, a alta ocupação não é surpresa: “A procura esse ano foi bastante intensa no setor de reservas”.

O incremento foi tanto que teve quem não conseguisse a hospedagem ideal. Foi  o caso dos amigos paulistas, José Carlos Gomes, 45, e  Felipe Spinola, 32.  “Eu queria entender o que é essa alegria que o baiano tem”, diz Felipe. Sem hospedagem garantida para todos os dias, o jeito foi curtir apenas o pré-Carnaval.

 O presidente da ABIH-BA destaca que entre os turistas internacionais há presença maior de argentinos e uruguaios. Do território nacional, os campeões ainda são os paulistas e os cariocas. Um desses cariocas é o advogado Bruno Cury, 34, que vem a Salvador desde 2004:  “O Rio tem um Carnaval muito especial, mas o daqui consegue ser ainda mais”. Amigo de Bruno, o médico Pedro Castro, 30, conta que a hospedagem perto do circuito faz diferença. “Gostamos de estar perto da saída dos blocos”, revela.

 Números

“Estão previstos 180 voos extras além dos regulares. Tivemos um crescimento de mais de 80% na quantidade de turistas internacionais”, contou Jorge Pinto, vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem na Bahia. (ABAV-BA). Ele aponta uma novidade: “A grande surpresa foi o crescimento de turistas de Pernambuco, que também tem um Carnaval forte”. Os visitantes impactam também na economia. Para a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Salvador deve receber uma injeção econômica de R$ 1,8 bilhão – a estimativa é de 800 mil visitantes.

Renan Ré e Luiza Roncolato são de Ribeirão Preto (foto de Evandro Veiga)

“Salvador está vivendo um momento único e o resultado são esses números positivos e esse reconhecimento internacional de que a cidade é, atualmente, o melhor destino turístico do Brasil. E no Carnaval ainda mais,” diz o prefeito ACM Neto.

Vindos de Ribeirão Preto, a secretária Luiza Roncolato, 27 e o médico Renan Ré, 36, estão voltando pelo segundo ano. “É impossível passar o Carnaval longe de Salvador depois que a gente vem pela primeira vez”, disse Luiza.

 Verão
“A cidade vive um momento fantástico do ponto de vista turístico nesse Verão. E isso se reflete no nosso Carnaval, que é o principal produto turístico de Salvador”, diz o titular da Secult, Cláudio Tinoco. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Hotéis (SindHotéis), Almir Pereira Silva destaca como o investimento no Verão baiano é positivo. “O povo gosta de festa. Então foi muito positivo, por exemplo, a festa de Réveillon”, destaca.

Segundo Jorge Pinto, da Abav-BA, a menção à capital baiana em veículos de imprensa internacional foi muito importante: “Essa mídia espontânea que Salvador teve, com a novela e a lista do New York Times ainda reflete na cidade”. O mar será responsável pela chegada de 12.942 visitantes através de cruzeiros, com desembarques previstos até o próximo dia 4 segundo o Correio da Bahia.