Foto: Freepik

Para muitas pessoas, o ano novo vem acompanhado de crenças. Buscando começar o ano com o pé direito e tentar se preparar para o próximo ciclo, a solução vem ao recorrer às cartas e aos astros. E o que nos espera em 2024?

Para o cartomante Lucas Bahia, o ano será regido pelo Arcano da Justiça, carta com um forte peso cármico. “Para 2024, traz uma análise bastante importante sobre as ações tomadas nas nossas vidas. [Será preciso] prestar bastante atenção em como estamos nos comportando uns com os outros, como nossos parceiros em questões de relacionamento e no sentido profissional”, diz ele.

Ele adiciona que será um ano positivo para aqueles que enfrentam problemas sem solução na Justiça, e que essa solução poderá aparecer nos próximos 12 meses. Já na política, o período eleitoral deste ano terá polêmicas. “Bastante assinaturas sancionamento de leis justas e não justas, que vão criar muitos debates durante o período de eleição no segundo semestre”, diz.

No campo amoroso, a carta da justiça se mantém presente. De acordo com Bahia, o Arcano colocará peso em relacionamentos duvidosos, num ano com muitas separações entre famosos. Para casais com futuro, o efeito será de apontar o destino onde devem ser levados os relacionamentos atuais.

De acordo com a numerologia, 2024 será marcado pelo número oito, soma dos algarismos do ano, que simboliza o equilíbrio. Também relacionado à justiça, isso significa que o ano será de consequências claras para as ações.

Para as religiões de matriz africana, 2024 será regido por Exu e Omolu. O Babá André D’Ogum, Babalorixá do Terreiro Casa da Vitória, em Lauro de Freitas, explica que isso significa um ano de justiça, caminhos abertos e inovações na saúde.

“É um ano de descobertas, tanto para o lado financeiro como para o da saúde, em tratamentos. É um ano em que quem fizer coisas erradas será punido, porque a justiça saiu na frente este ano. Os nossos governantes precisam ter muito cuidado, porque podem pagar um preço alto por aquilo que não cumprirem e que não levarem certo. Xangô pune, assim como Omolu e Exu. Aquele que plantou, vai colher”, diz o líder. Segundo ele, a esperança é que seja um período de prosperidade.

O que dizem os astros

Para a astrologia, 2024 também será um ano de justiça. Segundo a astróloga Amanda Menezes, a primeira parte do ano deve ser melhor que a segunda, com base nas posições dos planetas. “Tem mais fluidez para algumas coisas acontecerem, porque a partir do segundo semestre do ano, Júpiter vai sair de touro, que é o que estamos vivendo até maio, que em geral é o que traz abundância e prosperidade, principalmente para aqueles que se esforçam”, diz.

Além disso, ela enumera a saída de Plutão de capricórnio e entrada em aquário no dia 21 de janeiro como um ponto de intensidade no fim do mês. Será, entretanto, uma intensidade positiva, ela afirma. “Em 2024, nós vamos estar abrindo um novo portal, uma nova geração está nascendo. E é uma geração com mais expansão, com uma visão melhor do mundo e da sociedade. As pessoas vão começar a pensar de uma forma mais coletiva”, adiciona.

De acordo com o estudo da influência dos astros, este ano será regido por Saturno tanto na frequência maior como na agência do ano. Menezes explica que esse é um mau sinal para aqueles que são preguiçosos e dependem muito dos outros e se aproveitam de outras pessoas. “Elas tendem a cair em anos de Saturno. Vai ser um bom ano para quem faz as coisas certas e está em um caminho de trabalho, sem se aproveitar de outras pessoas. Para quem vive em mentiras, por exemplo, vai ser um ano difícil. Como se elas percebessem que não está dando mais para manipular”, afirma.

Segundo ela, o fato de 2023 ter sido regido pela lua, que traz o lugar de ocultar, foi benéfico para que muitos pudessem esconder e mentir, cenário que tende a mudar com Saturno reinando.

Para a saúde da Bahia, as leituras apontam que este pode ser um ano para novos processos de gerenciamento, que devem vir, de acordo com Menezes, através de uma figura masculina com boas ideias e criatividade nas propostas.

Em relação à segurança, a harmonia deve ser facilitada a partir de uma parceria do estado. “Eu não consigo ver exatamente quem é a parceria, mas a Bahia sozinha não encontraria a harmonia que é importante e interessante para todos. Vão surgir algumas propostas. Eu acho só que o governador deve analisar muito bem as propostas, porque talvez apareça uma que ele ache boa, mas na realidade é só falácia”, diz. Ela afirma que uma segunda proposta, vinda de uma mulher ou de um lugar mais feminino, valerá mais a pena.

Na economia, o jogo de Menezes traz a previsão de que o cenário se intensificará com revelações. “Parece que tem alguma coisa que nós não estamos vendo e vai começar a aparecer. Talvez um escândalo financeiro. Este ano, a gente vai conseguir enxergar algumas coisas, perceber coisas que não estão sendo vistas. 2024 vai ser um ano revelador para a economia”.

Já para a geração de empregos, segundo ela, o cenário não é de previsões positivas, e o ano exigirá criatividade. Com cartas de perda de dinheiro, estresse e manipulação, ela afirma que depender de um “lugar maior” não terá tanta fluidez em 2024, e que os próximos doze meses podem ser de mais sorte para os autônomos. Para isso, a astróloga aconselha as pessoas a confiarem mais em si mesmas. *Com orientação de Monique Lôbo/Correio da Bahia