O sistema ferry boat, que faz a travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica, montou uma operação especial para atender à demanda prevista para o período de fim de ano, entre os dias 20 de dezembro e 10 de janeiro, segundo informações da Internacional Travessias Salvador (ITS), empresa que administra o transporte.

A Internacional Travessias Salvador, administradora do Sistema Ferry-Boat, informou que nesse período, o serviço contará com seis ferries à disposição da operação: Zumbi dos Palmares, Dorival Caymmi, Ivete Sangalo, Anna Nery, Rio Paraguaçu e Pinheiro.

Além das saídas nos horários oficiais, viagens extras vão ocorrer nos horários de maior demanda. A partir do Terminal São Joaquim, os horários de saída são: 5h, 6h, 8h, 10h, 11h, 12h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h, 20h, 21h e 22h; e a partir do Terminal Bom Despacho, 5h, 6h, 8h, 9h, 10h, 12h, 13h, 14h, 16h, 17h, 18h, 19h, 20h, 21h e 22h.

Para agilizar o acesso, equipes de atendimento vão auxiliar o tráfego nos dois terminais, com orientações sobre o fluxo de acesso de veículos aos guichês específicos para o embarque e desembarque. A administradora do Ferry-Boat informou ainda que o sistema conta com agendamento para veículos de passeio por meio do SAC Digital (disponível no app e no site), a plataforma eletrônica de serviços do Estado.

Diferente do serviço Hora Marcada, nesta modalidade de agendamento não é necessário efetuar o pagamento antecipado e também não há taxa de serviço. O motorista só paga pelo ticket da passagem ao se apresentar no guichê, momentos antes de realizar a viagem. Para o serviço de Hora Marcada, muitas vagas foram disponibilizadas e já estão esgotadas. A atual disponibilidade de bilhetes pode ser conferida através do site da empresa.

O serviço de bilheteria do Sistema Ferry-Boat é eletrônico, encerrando o acesso de pedestres ao Salão de Embarque sempre que a capacidade de atendimento do barco é atingida, a cada viagem. As bilheterias pausam rapidamente e reabrem logo em seguida para que se inicie a venda para a próxima viagem.

Ferry Card

A migração do cartão recarregável (Ferry Card), versão antiga para o sistema novo, foi prorrogada para até o dia 20 de janeiro de 2022, como previamente divulgado. Até essa data, as recargas de crédito nos cartões antigos poderão ser feitas normalmente.

Para a migração, o titular do cartão deve apresentar documento de identificação e CPF. São distribuídas 200 senhas, para atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; e aos sábados até as 12h. Não haverá atendimento de migração nos dias 24 e 31.

Capacidade de atendimento e Prioridade

Para os pedestres, permanece a autorização prevista em Decreto para atendimento a 75% da capacidade de lotação dos barcos; e 100% da capacidade para veículos. Idosos e passageiros com Passe Livre possuem gratuidade, e terão guichês de atendimentos especiais à disposição, como já praticado em outros feriados.

Medidas preventivas à pandemia

Entre as medidas preventivas adotadas pela ITS estão a autorização da venda de apenas uma passagem por pessoa; instalação de suportes de álcool em gel nas embarcações e salões de embarque dos terminais São Joaquim e Bom Despacho (reabastecidos regularmente); além da higienização e desinfecção de todos os ferries em trânsito, bem como das instalações dos dois terminais (realizadas diariamente), inclusive após o encerramento da operação do dia.

As equipes de manutenção e limpeza estarão de plantão no período de aumento de demanda. Permanece obrigatório o uso de máscara e a recomendação para que os passageiros mantenham o distanciamento, durante todo o período de permanência nos terminais e ferries.

Toda a operação ocorre dentro dos critérios e restrições estabelecidos pelos órgãos oficiais de saúde, em função da pandemia de Covid-19. Os passageiros recebem orientações sobre os protocolos na hora da compra da passagem, durante a travessia, através do sistema de rádio e TV dos terminais e embarcações, e por meio de cartazes expostos nesses ambientes.