A operação “Tira o pé da areia”, que tem como objetivo orientar a população sobre o Decreto Municipal que proíbe o uso das praias de Salvador e solicitar a saída das faixas de areia, fiscalizou a orla entre São Tomé de Paripe até a Praia do Flamengo, neste último sábado (15) e domingo (16).

Cerca de 40 agentes da Guarda Civil Municipal, Salvamar, Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e Transalvador atuaram na operação, que percorreu todos os trechos entre São Tomé de Paripe e Praia do Flamengo. Neste domingo, mais de 100 pessoas foram orientadas a se retirarem das praias.

No sábado, um homem que estava na praia do Buracão, no Rio Vermelho, precisou ser conduzido à Central de Flagrantes após desacatar os agentes e também por desobediência. Segundo a Guarda Municipal, em cerca de 150 dias foram apenas três resistências.

“A Guarda Municipal de Salvador está há aproximadamente 150 dias trabalhando em diversas frentes, uma delas é a fiscalização das praias de Salvador. Aproximadamente 50 quilômetros de orla, de Paripe até Praia do Flamengo. O intuito é não permitir que banhistas e surfistas façam uso da praia”, disse Marcelo Silva, Inspetor Geral da Guarda Civil Municipal.

“E nós estamos todos os dias nessa labuta. Aos finais de semana, nós aumentamos o número de prepostos nessas atividades, as equipes [da Guarda Municipal] se somam à equipe da Semop, que fiscaliza também o comércio informal, que também está proibido nesses locais; e do Salvamar, que nos ajuda, principalmente, na abordagem a surfistas que estão dentro do mar, pois a guarda, fardada, não conseguiria adentrar o mar e fazer essa abordagem”, disse.

“Nós solicitamos o apoio de todos para que não frequentem as praias, não busquem o banho de mar, pois essa conduta, neste momento, não é a mais aplicada”, alerta Marcelo Silva. As praias de Salvador estão interditadas desde março como medida para conter aglomerações e o avanço do novo coronavírus. G1

Guarda Municipal fiscalizou praias de Salvador no final de semana — Foto: Divulgação/Guarda Municipal