Ao menos 575 animais silvestres foram resgatados e cinco armas de fogo, usadas na caça predatória, foram apreendidas durante a Operação Voo Livre, realizada em municípios da região sul da Bahia, entre os dias 20 e 24 de maio.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a operação, que foi coordenada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), teve como objetivo o combate a crimes contra a fauna, coibindo a criação ilegal e o tráfico desses animais.

Durante as apreensões, diversas aves estavam em gaiolas sujas, sem água, com sinais de maus tratos. Ainda segundo a PRF, algumas das especieis resgatadas foram sabiá, pássaro preto, canário da terra, baiano, coleira, chorão e bigode.

As aves foram encaminhadas para um centro de triagem em Vitória da Conquista, região sudoeste, onde serão avaliadas e devolvidas ao habitat natural. Além da PRF, a operação contou com o apoio da CIPPA- Ilhéus, da Delegacia de Polícia Ambiental da Polícia Civil e do CETAS de Vitória da Conquista. G1