No último mês de maio, a empresa Seculus fez uma pesquisa sobre as eleições em Santo Antônio de Jesus e deu um resultado completamente diferente do apresentado hoje. Euvaldo, segundo a Seculus, tinha 25,13% na espontânea contra 15,58% de Genival. Na induzida, Euvaldo pontuava com 43,72% contra 20,94% de Genival.
A mais recente “pesquisa” tem poderes de vidente. Realizada (sic) entre os dias 31 de julho e 1º de agosto de 2024 já aponta o nome de Edvaldo do Recôncavo (PMB), quando o mesmo só oficializou a sua candidatura em 3 de agosto. Segundo o próprio site do TRE, a empresa não apresentou o relatório completo do suposto levantamento.
A empresa é acusada de fraude em diversas pesquisas realizadas, principalmente em campanhas eleitorais municipais. A Seculus Consultoria e Assessoria Ltda. já foi acusada de fraudar e teve resultados suspensos pela Justiça em diversas cidades da Bahia. Recentemente, em maio, a Justiça Eleitoral concedeu liminar determinando a suspensão da divulgação da pesquisa eleitoral feita em Ipirá pela Séculus.
A Seculus já foi acusada de fraudar pesquisas em Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Itapetinga, Casa Nova e Canavieiras e mais uma dezena de municípios. Em quase todas as alegações acatadas pela Justiça se repete a argumentação que o Instituo usa formulários inadequados, formula perguntas de forma a favorecer candidaturas, não abrange o território do município e desrespeita o percentual de composição do eleitorado. Ascom