Foto : Jefferson Rudy/Agência Senado

Segundo pesquisa Datafolha, divulgada neste último sábado (2), 58% dos brasileiros consideram o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos), um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, culpado no caso das ‘rachadinhas’ na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro na época em que ele era deputado estadual. Conforme a pesquisa, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, 11% avaliam que o senador é inocente e 31% não souberam responder.

Entre as pessoas com ensino superior, renda familiar maior que dez salários mínimos ou aquelas que reprovam a gestão do presidente Jair Bolsonaro, a avaliação de que o senador tem culpa é maior. No caso dos brasileiros que aprovam a gestão Bolsonaro, ainda assim o percentual de pessoas que acreditam no envolvimento do senador no esquema é superior aos que acreditam em sua inocência: 37% contra 23%; 40% que não souberam responder.

Entre aqueles que declaram sempre confiar no presidente, há um empate técnico, com 30% das pessoas que acreditam que o senador é culpado e 29% que acreditam na sua inocência. Para a pesquisa, foram ouvidos 2.016 brasileiros com 16 anos ou mais, por telefone, em todas as regiões do país entre os dias 8 e 10 de dezembro.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O senador já foi denunciado pelo Ministério Público do Rio pelos crimes de organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e apropriação indébita sob acusação de liderar o esquema de desvio de salário de servidores na Alerj.