Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula aparece à frente de Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo) e Ratinho Júnior (PSD) nos três cenários da pesquisa eleitoral de intenção de voto para as Eleições 2026 publicada pelo instituto Paraná Pesquisas nesta sexta-feira (13).

A maior vantagem do petista se dá numa disputa direta contra Ratinho Junior, onde o atual presidente avança com 24,9% a mais que o governador do Paraná. Neste cenário, Lula teve 37,7% e o gestor do PSD, 12,8%.

Contra Tarcísio de Freitas, Lula teve uma vantagem de 23,9%. O governador de São Paulo obteve 12,7% das intenções de voto, contra 36,6% do petista.

A disputa mais acirrada foi entre Lula e Romeu Zema — a diferença entre eles foi de 22,3 pontos percentuais. Ainda à frente da preferência dos entrevistados, Lula somou 37,6% dos votos e o governador de Minas acumulou 15,3%.

Num quarto cenário, que mantém Tarcísio mas não considera Zema e Ratinho no mesmo pleito, o atual presidente mantém a liderança, mas a diferença contra o governador de São Paulo diminui para 18,7%.

A pesquisa também analisou o desempenho de outros candidatos nestes quatro cenários estimulados. A ministra Simone Tebet teve seu melhor desempenho registrado na pesquisa em que alcançou 9%.

Sergio Moro foi considerado em um dos cenários e alcançou 6,7% das intenções de voto. Já Ciro Gomes teve como melhor desempenho 8,8 pontos percentuais. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, teve 4,1% como melhor resultado.

Tereza Cristina também apareceu em um cenário da pesquisa, somando 1,9%, e Ronaldo Caiado, 1,2%. A pesquisa foi realizada com 2.020 eleitores maiores de 16 anos, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro de 2023, em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. JC Online