Um tremor de terra foi registrado, nesta quinta-feira (21), no município de Tanque Novo, no sudoeste da Bahia. Os moradores relataram que paredes de casas ficaram rachadas, forros de gesso trincados e copos de vidro quebraram após a situação. De acordo com os moradores, o tremor de terra aconteceu por volta das 4h30 e foi sentido por pessoas que moram no centro da cidade e na zona rural. Ninguém ficou ferido.
“Foi um abalo tão forte que primeiro achei que fosse alguma coisa com fogo, em casa, mas vi que não tinha. Escutei um estrondo, como se tivesse estourado a casa”, relatou o advogado Edilson Brito. “Senti também a cama tremer. Pensei: ‘será que é um terremoto? Esse barulho demorou aproximadamente um minuto”, afirmou.
O tremor de terra foi registrado pelas estações sismográficas operadas e mantidas pelo Laboratório Sismológico (Labsis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A magnitude preliminar do evento sísmico foi calculada em 3.2 mR. Apesar dos relatos dos moradores, o Labsis informou que não foi procurado por pessoas que sentiram o tremor de terra no município.
O tremor sentido não é terremoto. Isso porque os tremores que acontecem no Brasil não são considerados terremotos, que ganham esse nome quando se trata de algo catastrófico, de acordo com o Centro de Sismologia da USP. Em agosto, a cidade de Jaguarari, que fica no norte da Bahia, registrou três tremores de terra em 11 dias. No entanto, não há relatos de que moradores perceberam os fatos. G1