Interditada desde de dezembro do ano passado, após uma parte da pista deslizar e derrubar duas casas, uma parte da BA-046 que passa por Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano, foi liberada para a passagem de veículos. Em um lado do trecho já é possível o trânsito de veículos que antes tinham que cortar caminhos e passar por dentro da cidade, o que causava grandes transtornos na zona urbana. Os motoristas que vem da BR-101 ou da BA-001 na Ilha de Itaparica pode observar uma barreira feita com concreto e entulhos para dividir a parte da pista que cedeu.

O lado liberado fica a esquerda enquanto a direita continua fechado. Recentemente, o Superintendente de Infraestrutura de Transportes da Bahia, Saulo Pontes, esteve em Santo Antônio de Jesus para uma visita ao trecho da BA-046. Ele esteve acompanhado por uma equipe técnica da própria SIT (antigo DERBA), e verificou as condições do local e falou sobre o andamento do processo para reconstrução da pista.

 “Nós já havíamos solicitado a construção de um novo bueiro para esta região. O projeto já estava concluído. Infelizmente, houve a fatalidade dessas chuvas atípicas em toda a Bahia e a adutora que passava pelo aterro nessa rodovia acabou rompendo. Mas, já estamos com a licitação em andamento. Esperamos em breve ter um vencedor que possa vir o mais rápido possível fazer o bueiro e recompor esse aterro aqui na BA-046”, comentou na época. A liberação de uma parte da via só foi decidida após a vistoria feita no final de janeiro.