gov ba

Estudantes de nível superior que estudam e residem no estado da Bahia tem até a próxima sexta-feira, 28 para se inscrever no programa Partiu Estágio. Em Salvador o programa oferece 1.514 vagas para universitários. Os estudantes contemplados no edital 001/2023 têm direito a bolsa de R$ 455, além de auxílio transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais.

Na Bahia, as oportunidades de estágio são oferecidas em 58 órgãos da administração pública estadual distribuídas em 267 municípios baianos, para 143 cursos de nível superior. A relação dos municípios, órgãos e cursos está disponível no site www.programaestagio.saeb.ba.gov.br. As inscrições também são realizadas pelo website do programa.

Além da capital baiana, o programa Partiu Estágio abriu 4.403 vagas para o interior do estado, distribuídos em 267 municípios. Dos municípios do interior, o que tem mais oportunidades é Feira de Santana (346), seguido por Vitória da Conquista (252) e Ilhéus (133). Para participar, os interessados precisam estudar e residir no estado, possuir idade mínima de 16 anos e ter concluído, pelo menos, 50% do curso de graduação.

Estudantes de Ensino a Distância também podem participar desde que façam o curso em um polo de EAD localizado no Estado. Para se inscrever, é preciso fazer o login no site do programa e preencher uma ficha cadastral, fornecendo nome e CPF, além de outros dados pessoais como e-mail, endereço residencial e local onde estuda.

Na sequência, o candidato deve escolher três opções de órgãos onde deseja estagiar. Os estudantes de ensino superior interessados no estágio deve realizar a inscrição na mesma área do curso em que o aluno está matriculado. Os universitários selecionados para o programa receberão a convocação no endereço de e-mail que forneceram no ato da inscrição.

As vagas são prioritárias para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e para aqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública, ou com bolsa integral na rede privada. O programa reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência, conforme Lei federal nº 11.788/2008. O estágio possui duração de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto para pessoas com deficiência, que podem estagiar até o fim do seu curso. Aqueles universitários que já estagiaram pelo período de um ano só poderão participar se estiverem matriculados em um curso diferente.