O Pátria Investimentos concretizou a venda da farmacêutica Natulab para o fundo Pettra, um family office dedicado a investimentos nos setores de varejo e consumo. Embora o valor da transação não tenha sido divulgado, fontes familiarizadas com o assunto afirmam que a aquisição será financiada exclusivamente com recursos próprios, e o pagamento ao vendedor será realizado ao longo de três anos. Durante esse período, os investimentos serão direcionados para o crescimento da empresa.
O Pettra é formado por um grupo de empresários com experiência no setor industrial. Esse veículo de investimento foi estabelecido para desenvolver uma nova vertical de negócios e conta com a participação acionária de Ronnie Motta, ex-CEO da Bombril.
Como chairman do fundo voltado para o varejo, Motta será responsável por liderar a operação. Além da integração da primeira investida, ele também terá o papel de buscar oportunidades em outros negócios, o que pode incluir aquisições de outras empresas farmacêuticas com catálogo complementar ou até mesmo uma importadora.
Pátria detinha 80% do capital da Natulab
Em 2013, o Pátria adquiriu 80% do capital da Natulab por cerca de R$130 milhões, quando a receita da empresa era aproximadamente de R$200 milhões. Os restantes 20% estavam nas mãos de investidores italianos, que também venderam sua participação devido à cláusula de “drag along”, permitindo ao acionista majoritário vender a empresa sem a autorização do minoritário.
Atualmente, a receita da Natulab atinge cerca de R$500 milhões. A empresa detém 150 marcas, incluindo fitoterápicos, suplementos e medicamentos isentos de prescrição (MIPs), com 16 delas sendo líderes de mercado. Algumas das marcas líderes incluem Maxalgina (dipirona monoidratada), Seakalm (Passiflora incarnata L.), Rifotrat (rifamicina), Viter C (ácido ascórbico), Tilemaxy (paracetamol) e Ibuprotrat (ibuprofeno), de acordo com a IQVIA, uma consultoria global de dados e análises do setor de saúde. O setor farmacêutico movimentou R$120 bilhões no varejo em 2023, com um crescimento anual entre 10 e 18% nos últimos 5 anos.
Fundada em 2000 em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, a Natulab tem presença em 95% das farmácias brasileiras. Suas duas fábricas e dois centros de distribuição estão localizados nessa região. A empresa tem uma presença mais forte no Nordeste, com 24% das vendas, enquanto o Sudeste responde por 13%. A maior parte das vendas da Natulab é destinada a distribuidores ou pequenas redes, com apenas 20% das vendas ocorrendo em farmácias de grande porte. Os novos sócios veem um potencial significativo de expansão nesse segmento. Por Gabryella Mendes