Peixes e crustáceos apareceram mortos na praia do bairro de São Tomé de Paripe, no subúrbio de Salvador, na quinta-feira (11). A Marinha do Brasil informou que a Capitania dos Portos da Bahia vai enviar uma equipe de inspeção para averiguar a situação.
Os pescadores afirmam que os animais foram encontrados mortos desde as 13h de quinta, após a forte chuva que atingiu a região. Conforme detalharam os moradores, o temporal derrubou um muro da empresa de logística Intermarítima e um fertilizante que estava no local caiu no mar. A empresa nega.
“Todos mortos, todos estragados. Eu sou pescador e dependo do siri para sobreviver. Agora é sopa de pedra”, disse um morador da região. A situação também preocupa comerciantes da praia. “Sou dona de bar e compro para revender. Não precisa nem ir ao alto mar para encontrar, na beira já tem os siris, peixes, camarões, todos mortos”, desabafou uma vendedora.
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou que enviou uma equipe para avaliar a situação. Já a empresa Intermarítima, disse que o terminal é licenciado pelo Inema e segue rigorosamente todos os protocolos ambientais.
A empresa afirmou que não manuseia produtos químicos, apenas granéis sólidos, na maioria das vezes fertilizantes para agricultura, com todas as medidas de segurança, que impedem qualquer possibilidade de vazamento. G1