Agência Brasil

Parda, solteira e com ensino médio completo. Este é o perfil geral das candidatas baianas nas eleições deste ano. A análise dos dados de registros de candidaturas divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dão conta ainda de uma pequena variação entre as postulantes a cargos do Executivo e Legislativo.

Enquanto as candidatas aos cargos de prefeita e vice-prefeita se enquadram em um perfil que contempla características como casada, parda, com ensino superior completo e média de idade de 55 anos, as candidatas a vereadora respondem ao perfil médio geral. Neste caso, as idades variam de forma consistente entre 39 e 48 anos.

Para as eleições 2020, 188 mulheres concorrem ao cargo de prefeita, 275 de vice-prefeita e 12.783 ao cargo de vereadora. O total de mulheres disputando as eleições é de 12.233, de acordo com o TSE – tabela consultada nesta última quarta-feira (7).

REPRESENTAÇÃO FEMININA NAS ELEIÇÕES 2020

Conforme apurado pelo Bahia Notícias, o número de mulheres em disputa na campanha municipal deste ano praticamente triplicou em 20 anos. Dados do TSE apontam que a participação feminina saltou de 4.888 em 2020 para 13.233 neste 2020.

Outro aspecto também já destacado é o crescimento do número de candidaturas femininas que se autodeclaram pretas e partas, ao passo que se verifica uma diminuição no total de candidatas brancas, se comparadas as eleições de 2016 e 2020. Também foi analisoado o perfil das ocupações das mulheres em disputa. Neste caso, dona de casa, servidora pública municipal e professora são as três principais, correspondendo ao registrado por 3.233 candidatas.

Em relação aos municípios baianos, Jitaúna, no território de identidade Médio Rio de Contas, é a única em que o percentual de mulheres é maior que o de homens concorrendo à cadeiras na Câmara Municipal. Outro destaque feito pelo BN é sobre os municípios de Serra Dourada e Licínio de Almeida, os quais possuem a menor porcentagem de mulheres em disputa nestas eleições.  (Bahia Notícias)