Foto: Tiago Caldas / Bahia Notícias

Depois de um 0 a 0 no tempo normal, o Peru venceu o Uruguai por 5 a 4 na disputa de pênaltis e se classificou para as semifinais da Copa América na tarde deste sábado (29), na Arena Fonte Nova. Esta foi a última partida da competição continental na capital baiana. Na próxima fase, os peruanos vão enfrentar o Chile na próxima quarta-feira (3), às 21h30, na Arena do Grêmio.

Bola em jogo

Nos primeiros dez minutos de jogo, as duas equipes tentaram buscar as jogadas pelas laterais do campo, mas não causaram nenhum problema para os goleiros. A primeira boa oportunidade de gol só surgiu aos 14 minutos. Valverde fez boa jogada e cruzou para Suárez, que estava livre, mas cabeceou por cima da meta. Logo depois, Nández recebeu passe em profundidade na direita e teve o seu chute travado pela defesa.

Aos 23 minutos, a Fonte Nova ficou chocada. Após jogada pela esquerda, Suárez chutou, Gallese deu rebote e Cavani, de frente para a rede, chutou por cima. O lance, no entanto, já havia sido anulado por impedimento.

Cinco minutos depois, em nova jogada pelo lado direito, Nández cruzou, a defesa deu rebote e Arrascaeta mandou para o gol, que foi anulado pela arbitragem. Com 37, o Uruguai quase marcou com Cavani, que recebeu passe em profundidade e finalizou com a perna esquerda para boa defesa do goleiro Gallese.

Foto: Tiago Caldas / Bahia Notícias

Segundo tempo

Logo no começo da segunda etapa, o Uruguai teve uma ótima chance em cobrança de falta. Valverde chutou com força e obrigou Gallese a se esticar todo para rebater a bola. Aos nove, a chance foi do Peru. Flores bateu cruzado pela esquerda, a bola passou pela área, Guerrero tentou bater e a defesa afastou.

Godín perde grande chance

O Uruguai mais uma vez ficou muito perto de marcar. Com 12, Torreira chutou torto e a bola sobrou com Suárez, que dominou e tocou para o meio. O zagueiro Godín, com liberdade, bateu mal e a bola foi para longe.

Cavani marca, mas arbitragem anula

Dois minutos depois, Cavani recebeu livre, avançou em velocidade e tocou com categoria por cima de Gallese. Ele até saiu para comemorar, mas a arbitragem anulou o lance. O mesmo aconteceu com Luís Suárez aos 27. Após cruzamento de Cáceres pela esquerda, o camisa 9 completou para a rede, mas o lance foi anulado. Aos 47, Suárez recebeu lançamento e ficou de frente para o goleiro, mas não conseguiu alcançar a bola para completar.

Decisão por pênaltis

Na disputa de pênaltis, o Peru levou a melhor. Logo na primeira cobrança, Suárez foi superado pelo goleiro Gallese. Cavani, Stuani, Bentancur e Torreira marcaram para a Celeste, mas os peruanos levaram a melhor com as cobranças de Guerrero, Ruidíaz, Yotun, Advincula e Flores. Bahia Notícias