Pesquisa realizada pela Ouvidoria da Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, em um universo de 3.600 entrevistados, apontou um índice de satisfação de 98,1% com a festa de São João, durante cinco dias, na cidade. Entre os que retornariam no ano que vem, a pesquisa registrou um percentual ainda um pouquinho maior: 98,8%. Estimativas da Polícia Militar apontam que cerca de 100 mil pessoas circularam pelas ruas de SAJ em cada uma das noites do arraial junino, que contou com cerca de 60 atrações – a maioria delas locais, da Bahia e do Nordeste – aprovadas por 86,5 dos que responderam ao levantamento. Outro número bastante positivo da festa foi a aprovação da segurança, com 92,5% entre “excelente” e “bom”.

O relatório da amostragem revela também que 24,6% dos turistas e visitantes são de Salvador, com o segundo contingente formado pela população de cidades circunvizinhas – Varzedo, Conceição do Almeida, Nazaré, Laje, São Miguel das Matas, Vera Cruz, Valença e Cruz das Almas. “É um dado muito importante para o nosso planejamento da festa de 2023, para nos consolidarmos como o destino junino principal dos forrozeiros da capital, por uma série de fatores: estamos bem perto de Salvador e temos uma das melhores grades de atrações, mesmo com a concorrência do Parque de Exposições e do Pelourinho”, explica a secretária de Cultura de SAJ, Sílvia Brito.

A pesquisa também apontou que mais de 30% dos entrevistados ficou hospedado em casa de parentes/amigos, mas o contingente que aluga imóveis já é o segundo, com 13,9%. Os turistas/visitantes que ficaram em hotéis e pousadas representaram 5,7% “Tivemos uma taxa de ocupação de 100 % e se tivéssemos mais habitações não ficaria sobrando. Inclusive redirecionamos quem nos procurou para outros estabelecimentos, cuja ocupação, com certeza, foi acima de 90%. Fizemos também uma pesquisa com nossos hóspedes, que avaliaram positivamente o São João de SAJ, principalmente no quesito ‘segurança’”, diz Mabelle Rodrigues, diretora do Antonius Imperial Hotel.