Foto: CBF/Divulgação

Uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha constatou que a maioria dos brasileiros aprova a implantação do árbitro assistente de vídeo (VAR, na sigla em inglês) no futebol. O levantamento mostra que 58% dos entrevistados, em todo território nacional, acham que o recurso tem ajudado mais do que atrapalhado.

A pesquisa ouviu 2.878 pessoas em 175 municípios brasileiros durante os dias 30 e 31 de agosto, todas com mais de 16 anos. Deste quantitativo, 29% opinaram que o VAR mais atrapalha do que ajuda, 2% dos entrevistados ficaram neutros, e outros 11% não souberam responder.

A margem do levantamento aponta dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Entre os entrevistados que torcem para algum time, 63% afirmaram que VAR mais ajuda, 31% disseram que o recurso mais atrapalha, 2% ficaram neutros (nem ajuda e nem atrapalha) enquanto 5% não souberam opinar.

Já quando a pesquisa foi realizada com pessoas que não têm um time, o número de indecisos sobe expressivamente para 30%. Mesmo assim, o índice de aprovação do árbitro de vídeo supera o que consideram o recurso prejudicial: 44% a 24%.

No levantamento feito pela Folha, até a 17ª rodada em partidas em que o recurso é utilizado e relatado em súmula, a média de acréscimos é de 8min54, um aumento de quase dois minutos em relação a edição passada, quando o VAR ainda não tinha sido implantado no certame.