Foto: Helena Pontes / Agência IBGE Notícias

Uma pesquisa realizada pela Ipsos em 30 países mostra que o Brasil é o 4° colocado em ranking de maior percepção de inflação pela população. Para 73% dos brasileiros, o custo de vida aumentou nos últimos seis meses.

O índice do Brasil é o mesmo de Polônia e África do Sul. Os três países ocupam a quarta colocação no ranking, que é liderado pela Argentina, com 79%. O país com menor índice de percepção de inflação é o Japão, com 21%.

Foram considerados pelos entrevistados seus gastos com transporte, habitação, alimentação, vestuário, saúde, entretenimento e serviços de utilidade pública, como água, gás e energia.

A pesquisa indica que a percepção dos brasileiros de que é preciso desembolsar mais dinheiro para os mesmos produtos/serviços que há seis meses é 14 pontos maior que a média global, que foi de 59%.

O levantamento constatou que o maior vilão do orçamento dos brasileiros é o transporte. Para 80% dos entrevistados, os custos com deslocamento foram muito mais altos que há seis meses. É o sexto maior percentual entre os 30 países pesquisados, empatado com a Turquia. O maior índice foi registrado na Polônia, com 83%.

A pesquisa foi realizada com 20.504 adultos, com idade entre 16 e 74 anos, de 30 países, sendo 1.000 no Brasil. As entrevistas foram feitas de forma online, entre 19 de novembro e 3 de dezembro de 2021. A margem de erro para o Brasil é de 3,5 pontos percentuais.