Agência Brasil

A última pesquisa PoderData, divulgada na semana passada, aponta que 62% dos eleitores que votaram no presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2018 têm intenção de repetir seu voto na eleição de 2022. O levantamento foi realizado de 10 a 12 de abril.

O desempenho do chefe do Executivo neste quesito aumentou 15 pontos percentuais em um mês. Isso indica que a desistência do ex-juiz Sergio Moro da disputa presidencial foi fundamental para abastecer a intenção de voto de Bolsonaro.

Seu principal adversário, o ex-presidente Lula (PT) curiosamente ganha uma parcela significativa do voto bolsonarista nas eleições passadas, 17%. Em comparação com o levantamento anterior, o petista caiu três pontos.

Bolsonaro encosta em Lula após saída de Moro, diz PoderData

A nova pesquisa do instituto mostra uma diferença de apenas cinco pontos entre Lula o atual chefe do Executivo. O petista tem 40% das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, contra 35% de seu principal adversário.

A diferença entre os dois é a menor registrada pelo levantamento em 2022. Em novembro de 2021, Lula marcou 34% contra 29% de Bolsonaro em um dos cenários testados, com uma lista de candidatos diferente da atual.

O nome do ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro não aparece na lista de pré-candidatos testados, o que favoreceu Jair Bolsonaro. Em 15 dias, o presidente variou 3 pontos para cima, enquanto Lula oscilou 1 para baixo. As duas variações foram na margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.