Getty Images

Com a intenção de produzir um chocolate mais saudável e que não utilizasse açúcar, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) descobriram, após dois anos de estudo, que a manga pode ser usada para substituir 33% do açúcar na receita tradicional. Os pesquisadores apontaram a farinha feita com manga desidratada como a grande sacada. Eles elegeram a manga porque a fruta é doce e rica em nutrientes. Reportagem destaca que durante a pesquisa e os testes os cientistas contaram com a opinião de provadores treinados e de 126 consumidores de diferentes faixas etárias.

“Além da manga ser conhecida pela doçura, a gente optou também pela quantidade de nutrientes que ela tem, carotenóides, vitamina C. Além da doçura, o açúcar é responsável pelo corpo do produto final e pela textura. Não é tão simples assim substituir. A cada três colheres de açúcar, a gente tirou uma e colocou uma colher de manga no lugar”, explica a pesquisadora Marcella Benetti Ventura, que fez o estudo durante o mestrado na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp. Ao G1 ela apontou que o ajuste do novo ingrediente foi desafiador para dar a consistência necessária ao chocolate ao leite.

Outro pesquisador envolvido no estudo, Valdecir Luccas destacou a intenção de fidelidade ao processo tradicional de produção do chocolate. “Todo o processo foi concebido de forma que a mesma linha de produção utilizada hoje na indústria para produzir um chocolate convencional possa ser utilizada para fabricar esse chocolate [com manga]”, explicou. A pesquisa contribui para o desafio enfrentado pelo Brasil para reduzir 144 mil toneladas de açúcar nos alimentos industrializados, conforme prevê um acordo assinado pelo Ministério da Saúde em 2018. G1