Joilson César/BNews

Confirmado oficialmente nesta última sexta-feira (11) como pré-candiadato ao governo do estado, o secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, começou a receber o apoio de petistas e aliados da base para a disputa do pleito em outubro.
O deputado estadual Robinson Almeida afirmou que “Bolsonaro e seus aliados serão fragorosamente derrotados no estado”, e que Jerônimo garantirá o palanque para a campanha do ex-presidente Lula na Bahia, algo que a militância do partido defendia.

“Jerônimo é o novo que vem do povo para derrotar o neocarlismo. Tem uma trajetória política reconhecida. Ele veio dos movimentos sociais, é professor universitário, participou das pastorais da terra, na defesa da agricultura familiar. Ele tem um reconhecimento grande e relações com os movimentos de uma forma ampla. Ele foi o coordenador da campanha vitoriosa de Rui, onde construiu laços de respeito com partidos da base”, elencou Robinson. Tem o perfil que desejamos”, afirmou Robinson.

Já o líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Osni Cardoso, declarou que a escolha pelo nome de Jerônimo foi assertiva. Segundo ele, a escolha se deu através de muito diálogo e consenso, não só interno, mas também com a base aliada.

“A confirmação do secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, como pré-candidato a disputar o governo em 2022 é a certeza de que os passos de Lula, Wagner e Rui terão continuidade na Bahia. Com a militância unida e um nome representando nosso bom jeito de governar, que há 15 anos transforma a Bahia, não me resta dúvidas de que derrotaremos o projeto de atraso de Bolsonaro e seus aliados. Jerônimo é um excelente nome para o pleito. Ano que vem teremos um governador professor e defensor da agricultura familiar, do homem e da mulher do campo, na Bahia”, disse.

Presente na reunião que definiu o nome de Jerônimo nesta sexta, o vice-presidente do PT nacional, Márcio Macêdo, reafirmou o apoio de Lula à candidatura do PT na Bahia. “Estive com Lula ontem e ele me pediu para dizer que o palanque dele na Bahia é o palanque de Rui, Wagner e agora Jerônimo. Lula é Jerônimo e Jerônimo é Lula”.

Ademário Costa, ex-presidente do PT em Salvador, disse que a escolha por Jerônimo como candidato do partido ao pleito é resultado de um amplo consenso interno e deve representar os movimentos sociais.

“A escolha de Jerônimo é uma síntese desse rico processo de discussão e construção, que uma das principais características do PT, e é consenso entre todas as tendências internas, bancadas de deputados estaduais e federais, o governador Rui Costa, o senador Jaques Wagner e Lula. Além disso, Jerônimo é um militante histórico cuja trajetória nos movimentos sociais aponta para uma campanha com a marca indígena, negra e popular”, explicou Ademário. O deputado Alex Lima, utilizou as redes sociais para comemorar a escolha de Jerônimo. Em tom de provocação, ele declarou: “É Lula lá e Jerônimo cá”. BNews