Foto: Heudes Regis/SEI-PE

A farmacêutica americana Pfizer entrega, neste domingo (26), mais 2,2 milhões de doses da vacina contra Covid-19 ao Brasil, divididas em dois voos. As aeronaves vão desembarcar no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Os lotes foram separados em dois aviões com 1.140.750 vacinas em cada um. O primeiro avião desembarcou às 7h49, enquanto que o segundo está previsto para 16h15.

Com as entregas, a empresa encerra o cronograma que previa 8,4 milhões de doses até este domingo. Os outros envios foram feitos na terça (21), quarta (22), quinta (23) e sexta (24). Até o momento, a farmacêutica entregou ao Ministério da Saúde 87 milhões de doses em 86 remessas. Por contrato, a Pfizer precisa entregar 100 milhões de vacinas até quinta-feira (30).

Há um segundo contrato entre Pfizer e governo federal, assinado em 14 de maio, que prevê mais 100 milhões de vacinas entre outubro e dezembro. A empresa diz que vai cumprir o cronograma de entrega total até o final de 2021. Na quinta-feira, a Secretaria de Saúde de Campinas decidiu adotar a antecipação da segunda dose da vacina da Pfizer, conforme orientação do governo estadual. No entanto, a mudança de 12 para oito semanas entre a primeira e a segunda aplicações só vale na metrópole para os novos imunizados. G1