Agência Brasil

Olha a mudança: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou o ex-ministro Bento Albuqueque, ex-ministro de Minas e Energia e pivô na situação das joias trazidas da Arábia Saudita para Jair Bolsonaro (PL).

Foram publicadas no Diário Oficial as exonerações de nomes como Cida Borghetti (ex-governadora do Paraná), o ex-deputado federal baiano José Carlos Aleluia e Adolfo Sachsida (ex-ministro de Minas e Energia). Já entre os nomeados estão Fernando Haddad, Rui Costa e Esther Dweck.

A Itaipu é uma entidade binacional que tem como partes a brasileira Eletrobras e a paraguaia ANDE (Administración Nacional de Eletricidad). A usina é líder na produção de energia, com mais de 2,9 bilhões de megawatts-hora fornecidos.

O Conselho de Administração da binacional de energia é formado por integrantes brasileiros e paraguaios. Pelas regras, uma das vagas é ocupada pelo ministro de Minas e Energia do Brasil. Os membros se reúnem seis vezes por ano e, como atribuições, decidem sobre as diretrizes da hidrelétrica, o regimento interno e as propostas orçamentárias anuais, entre outras. BNews