Liderado na Bahia pelo ex-ministro João Roma, o Partido Liberal (PL) anunciou oficialmente seu apoio à pré-candidatura de José Ronaldo (União) a prefeito de Feira de Santana. O anúncio ocorreu durante um evento realizado no diretório da sigla no município, onde o deputado federal Capitão Alden (PL) também declarou sua retirada da disputa pelo cargo.
Segundo o presidente estadual do partido, João Roma, a decisão de Alden foi vista como um gesto de grandeza. “Zé Ronaldo reúne as maiores condições políticas eleitorais para levar adiante o projeto de uma Feira de Santana que possa orgulhar seu cidadão e que possa trabalhar para melhorar a vida daqueles que mais precisam”, disse o dirigente.
Capitão Alden explicou que, caso sua permanência como pré-candidato representasse um obstáculo para o objetivo principal de derrotar o PT em Feira, ele estaria disposto a recuar sem hesitação para apoiar a candidatura mais robusta. “Por isso a desistência em apoio a Zé Ronaldo”, afirmou o parlamentar baiano, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Na mesma linha que o correligionário, Roma repetiu que um dos fatores decisivos para o apoio do PL a José Ronaldo é evitar a vitória do Partido dos Trabalhadores, que, segundo ele, tem representado um retrocesso significativo para o Brasil e a Bahia, especialmente nas maiores cidades do estado. Ele mencionou a importância de impedir que o PT alcance uma hegemonia que tornaria sua derrota bastante desafiadora em 2026.
Além disso, João Roma afirmou que a decisão de substituir uma candidatura própria pelo apoio a José Ronaldo recebeu total aprovação do partido, tanto do presidente nacional da sigla, Valdemar da Costa Neto, quanto do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Tivemos plena autonomia para tomar a decisão”, assegurou o ex-ministro.
José Ronaldo, presente no evento, revelou que trabalhou pelo apoio do PL. “Agradeço muito ao ex-ministro João Roma, ao presidente municipal Raimundo e todos que fazem o PL na Bahia e em Feira. O PL é o maior partido do Brasil. Tem quase 20% do horário de televisão e rádio. A sua militância é muito importante e, sem dúvida, o apoio é muito importante”, falou o pré-candidato.
José Ronaldo oficializou o lançamento de sua pré-candidatura para tentar retornar à gestão da cidade situada a aproximadamente 100 quilômetros de Salvador. Durante o evento, o ex-gestor também questionou discursos que clamam por renovação e, em seu discurso, enfatizou a importância de combinar experiência com juventude. Além da pré-candidatura de José Ronaldo, foram anunciadas 220 pré-candidaturas para a Câmara Municipal de Feira.
No início deste mês, vale lembrar, uma pesquisa realizada pelo instituto Séculus Análise e Pesquisa, encomendada pelo site Bahia Notícias, revelou que Ronaldo é o favorito para vencer o pleito deste ano. Na pesquisa estimulada, na qual os nomes dos candidatos são apresentados, ele liderou com 43,06% das respostas, seguido pelo deputado federal Zé Neto (PT), com 26,92%. O deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) obteve 10,98% das intenções de voto. Tribuna da Bahia