Uma plantação com mais de 85 mil pés de maconha foi incendiada por equipes da Polícia Militar em uma área de zona rural no povoado de Canoa, em Massaroca, distrito de Juazeiro, no norte da Bahia. O material foi localizado na segunda-feira (25) e um homem, que estava no terreno, foi levado para a delegacia.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), agentes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Caatinga e da Polícia Federal buscavam responsáveis por outra plantação da droga quando chegaram ao local.

Ainda segundo a SSP, o material, que já estava pronto para a colheita, foi arrancado e destruído no próprio local. Uma amostra da plantação foi levada à sede da Polícia Federal para ser periciado.

O órgão de segurança, contudo, não detalhou se o homem levado para a delegacia foi identificado como responsável pela plantação, nem se permanece preso ou foi liberado após prestar esclarecimentos.

Outras plantações incendiadas

No dia 22 de abril, cerca de 16 mil pés de maconha foram incinerados na cidade de Abaré, também no norte do estado. O material foi localizado por alunos do curso de Operações Policiais Especiais do Bope. Uma pessoa foi conduzida para a Delegacia Territorial do município, durante a ação.

Conforme o comandante da Cipe Caatinga, major Ednaldo Siqueira Vieira, o cultivo foi encontrado por policiais militares, após levantamento de informações. “No final do Curso de Adaptação à Caatinga (CAC), os alunos sempre participam de um exercício real e, desta vez, a prática culminou na erradicação da plantação”, disse o oficial na ocasião.

Antes desse flagrante, outras duas grandes plantações de maconha foram destruídas no norte do estado. Na quarta-feira (20), dois casos foram registrados. O primeiro deles foi na zona rural de Curaçá. Uma operação conjunta realizada pela Polícia Rodoviária Federal e pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Caatinga) resultou na destruição de três mil pés.

Os policiais localizaram a roça depois de buscas na região, em ações de combate ao tráfico de drogas. A substância era cultivada em uma grande área destinada exclusivamente para a atividade ilícita, e a quantidade encontrada era suficiente para produzir uma tonelada de drogas. Toda a plantação foi destruída no mesmo dia pelos agentes. Ninguém foi encontrado no local.

No mesmo dia, policiais da 45ª Companhia Independente encontraram outra plantação de maconha em uma ilhota próxima ao povoado do Angico, no município de Curaçá. No local, estavam plantados, aproximadamente, cinco mil pés. Os casos foram registrados em delegacias e são investigados pela Polícia Civil. G1