Membros da 67ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Feira de Santana) conquistaram o primeiro lugar no “Prêmio Conciliar é Legal”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cerimônia foi realizada nessa terça-feira (18), na sede do CNJ em Brasília, com o título entregue pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli.

A corporação baiana foi premiada na categoria Mediação e Conciliação Extrajudicial pelo projeto “Oportunizar”. Desenvolvido em Feira de Santana e região há cerca de um ano, o projeto promove mediação entre as partes de pequenos conflitos, a fim de evitar a sobrecarga do sistema judiciário. Durante esse processo, os envolvidos conversam, pesquisam sobre as implicações legais, leem livros indicados pelos policiais sobre o tema e, juntos, plantam e cuidam de um jardim para reforçar laços e diluir emoções negativas.

Segundo o comandante da unidade, major André Cavalcanti, o projeto está em expansão. “A iniciativa conseguiu diluir pequenos conflitos na zona rural de Feira de Santana e nas cidades de Tanquinho de Feira e São Gonçalo”, afirmou o oficial da PM, destacando a propagação positiva da ação em todo o território brasileiro.